Luz e Sombra – A arte do tridimensionalismo

Olá amigos, boa terça-feira a todos!

Você que assim como eu gosta muito de desenhar, deseja se tornar artista/ilustrador/pintor/desenhista/web designer deve lembrar de uma técnica extremamente importante para valorizar ainda mais a sua arte. Essa é chamada: Luz e Sombra.

Diferente de um desenho bidimensional, que não transmite uma sensação de realidade em seus desenhos, por mais que o represente muito bem, um desenho feito tridimensionalmente utilizando as técnicas de luz e sombra transmite a sensação de um desenho que salta do papel.

Ilustração feita somente pelas sombras. Reparem que a luz está saindo pela parte de baixo do desenho.
Ilustração feita somente pelas sombras. Reparem que a luz está saindo pela parte de baixo do desenho.

LUZ

Após de feito o seu desenho bidimensional, sem volume, é a hora de definir de qual lado virá a sua LUZ, isso é de extrema importância para definir os locais que provirão as sombras.

e89eb99cb8561c3a268299e7caba423e

A reprodução correta de um objeto se consegue através da valorização exata das intensidades de suas sombras.

Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas

As sombras próprias são as que originam no próprio objeto representado as projetadas são aquelas que produz nas superfícies vizinhas. Também se deve ter em consideração o reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies  ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria. Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.

 

5f8d8f8595f43e9ca3b651a8b980a93c1fba8239621e83b9c4c5c1fc2d2403d3

Experimente utilizar as técnicas de luz e sombra em seus desenhos/pinturas/ilustração e verá uma enorme transformação e com isso o aperfeiçoamento da sua arte cada vez mais.

Gostariam que eu tratasse de um assunto específico sobre Arte? Nos mande um e-mail para: osegundoato@gmail.com, com o tema que gostaria de ser discutido. Juntos somos mais!!

Abraço,

Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *