Steve McCurry

Vou falar um pouco sobre um fotógrafo que tem um dos melhores retratos que já vi, lembrando que é meu gosto e que não é uma regra para todos.

Quem não conhece essa foto?

Menina Afegã – Sharbat Gula (Foto: Steve McCurry)

Esse é um dos retratos mais famoso do fotógrafo Steve McCurry, ela foi realizada em 1984  no campo de refugiados Nasir Bagh, no Paquistão. A Afegã é a Sharbat Gula que foi registrada sem burca, um dos momentos raros pois na época era proibido mulheres andar sem a burca. A fotografia  apareceu na capa da revista National Geographic, edição de junho de 1985 e teve reconhecimento mundial.

O fotógrafo McCurry estudou cinematografia na Pensilvânia – Estados Unidos e se formou em artes cênicas em 1974.

Steve McCurry

O fotógrafo começou sua carreira como fotojornalista cobrindo a invasão soviética do Afeganistão. Como um bom fotografo-jornalista ele se disfarçou com roupas típicas para poder esconder seu material de trabalho e ser o mais invisível possível e foi assim que ele ganhou a Medalha de Ouro Robert Capa de melhor reportagem fotográfica no exterior.

Ele registrou diversos rostos enquanto realizada seu trabalho de fotojornalismo no Afeganistão e outros lugares de guerra civil, seus retratos e fotojornalismo foi parar em revista de todo o mundo.

Fotografia: Steve McCurry

 

Fotografia: Steve McCurry

 

Fotografia: Steve McCurry

McCurry foi convidado para realizar as fotografias do catálogo de moda da marca famosa MAISON VALENTINO, o ensaio foi realizado na Africa e foi produzido em meio a tempestade e calor do deserto africano.

“Ele é um fotógrafo cultural. Nós quisemos clicar não uma visão de moda (da África), mas mais uma visão cultural”. Explica Pierpaolo Piccioli um dos organizadores criativo da marca ao portal “WWD”

confira as fotos do catálogo

Queria compartilhar com vocês uma das minhas referências em fotografia, um fotógrafo que tem sua identidade no trabalho e que é inconfundível pelo talento e  emoção aos clicks.

Existe alguns livros com os trabalhos do fotógrafo, que não é muito barato, mas para ter como material de referência é super recomendado, está na faixa de 260,00 a 300,00 reais e pode ser comprado pela internet.  CLIQUE AQUI – LIVRARIA CULTURA

Nota da blogueira 

Quero lembrar a vocês que estão começando que é muito importante vocês terem referências, ter olhos a seguir, pois isso ajuda no processo criativo e te da algumas direções para poder criar algo com sua identidade, e não tem problema nenhum em mudar de rumo na fotografia durante o tempo, pois isso é completamente normal, afinal mudar é preciso. 

Conte pra mim qual é a sua referência!

osegundoato@gmail.com

 

Twitter @_kamukyUntitled-1

22 anos, experimentadora, fotógrafa e blogueira cultural.

Larissa Rocha

22 anos, experimentadora, fotógrafa e blogueira cultural.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *