Uma visita a Kalapalos – Exposição de Roque Santos

Olá amigos!

Hoje vou contar sobre minha visitinha a exposição Kalapalos do fotógrafo e amigo Roque Santos

297673_150905505003427_1122040026_n
Fotógrafo Roque Santos

 

O fotógrafo realiza a exposição indígena no Edifício Itália desde o dia 11 de Abril, e finalizaria dia 30 de Abril, mas (ainda bem) decidiram aumentar o tempo de exposição – isso pareceu uma piada de fotógrafo mas não foi haha – e a exposição ficará mais uma semana, ou duas quem sabe!

O Roque é um fotógrafo excelente, e fez um ótimo fotojornalismo sobre Kalapalos, que fica no Parque Indígena do Xingu. Lá existem atualmente oito aldeias Aiha  que significa “pronto” “acabado” Tanguro, Agata, Caramujo, Kunue, Lago Azul e Kaluane todas no Rio Kuluene e seus afluentes e na aldeia Tupeku, no limite sudeste do Parque.

 

Foto enviada pelo fotógrafo para o site O Segundo Ato
Foto enviada pelo fotógrafo para o site O Segundo Ato

 

A exposição contem 21 imagens sensacionais sobre as aldeias de kalapalos, eu realmente adorei o olhar do fotógrafo e cada foto é a sensação de estar naquele lugar, sentir a vida diferente da nossa realidade.

Foto tirada da visita que fiz à exposição - Kamuky Moyshy
Foto tirada da visita que fiz à exposição – Kamuky Moyshy

Claro, assim como todo admirador de fotografia, temos nossas preferidas, aquelas que nos tocam e nos faz querer image 1-6231estar naquele momento… e a minha foi essa!

Essa também é uma das fotos que fiz no dia da exposição, está escura porque o ambiente não estava claro o suficiente para minha pequena 18-55 mm rs, pois é, panela velha é que faz comida boa meu bem rs.

Mas ainda bem que o Roque enviou uma fotografia de qualidade da minha foto preferida, que aliás vou mandar revelar para colocar na parede da minha casa!

 

 

76118f57-4c87-4c4d-abed-2b409405e8cb
Foto: Roque Santos

Gente, olha que coisa mais linda essa fotografia!! Ela me fez pensar no quanto é importante preservar nossa cultura e passar a diante aos nossos pequenos, e que a vida da cidade não serve de felicidade para todos, alguns buscam na simplicidade motivos maiores para viver sorrindo.

O Roque nos enviou um resumo da ideia da exposição, e vou compartilhar com vocês, espero que gostem e vão visitar a exposição que ainda essa semana estará aberta.

 

A exposição é fruto de uma experiência durante o Festival Kuarup realizado em agosto de 2015 com a etnia Kalapalo. São 21 imagens que retratam o cotidiano e a manifestação cultural dessa povo tão pouco conhecido.

Durante o Festival Kuarup é realizado rituais que homenageiam os mortos, por meio da dança, musica, choro, luta, pintura e decoração dos troncos que representam cada uma das pessoas falecidas.

São convidados para essa celebração outras 05 etnias vizinhas que são saudados pelos anfitriões com a realização do ritual de entrega do fogo e entrega de peixes e outros alimentos.

Conhecer a nossa cultura é fazer um resgate de nossas raízes, enquanto nação. Sendo importante o papel do fotografo para registrar e difundir essa cultura única, por meio de imagens que remetem ao expectador viajar ao passado e refletir sobre o futuro.”

Roque Santos – via e-mail

 

Amigos, é isso espero que tenha despertado em vocês a vontade de conhecer esse ótimo trabalho, pois o conhecimento também vem através das fotografias e pode ser fortalecida sempre com a presença dos outros fotógrafos, e amantes da fotografia.

 

3ca7d81e-1f78-4e67-9957-d5ef8a4088ddVenha visitar a exposição!!

Exposição: Kalapalos

Local: Edifício Itália – Av. São Luiz, 50 – 1°Andar / Galeria Edmondo Biganti

Horário: 10h00 as 21h00

Data: Prorrogado até o dia 14 de maio

Entrada:  Gratuita

Exposição: Roque Santos Fotógrafo

 

Contato:

Roque A. Santos

11 97030-2535

 

Espero que tenham gostado e até breve!

Twitter:@_kamuky

Kamuky_post

 

2 comentários em “Uma visita a Kalapalos – Exposição de Roque Santos

  • 5 de janeiro de 2017 a 12:06
    Permalink

    realmente quando conhecemos nossa cultura é um espanto de riqueza,beleza.gostei muito do olhar fotográfico dessas fotos,lindas imagens

    Responder
    • 22 de janeiro de 2017 a 21:30
      Permalink

      Que bom que gostou! Obrigada por nos escrever!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *