Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo faz nota de repúdio contra a atitude do secretário de cultura, André Sturm

Na madrugada de hoje (30), foi publicado na página do Movimento Cultural de Ermelino Matarazzo, uma nota de repúdio contra a atitude do secretário de cultura André Sturm. A nota foi espalhada juntamente com o áudio da conversa que aconteceu entre o membro da Ocupação Cultural Mateus Santos, Gustavo Soares, e o secretário.

Confira a nota:

Nota de Repúdio

Secretário Municipal de Cultura André Sturm ameaça agredir fisicamente integrante do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo

Hoje, 29/05/2017, integrantes do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo estiveram em reunião com o Secretário Municipal de Cultura André Sturm, com as presenças da coordenadora do Núcleo das Casas de Cultura, Priscila Machado, e de sua assessora, Bárbara Rodarte, para discutir a possível renovação do contrato de gestão compartilhada da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo/Ocupação Cultural Mateus Santos firmado na gestão passada e que se encerrou em abril deste ano.

Após ouvirem uma proposta única de parceria sugerida pelo Secretário que, em resumo, previa uma espécie de convênio sem aporte financeiro, ou seja, extrema burocratização sem qualquer contrapartida, o Movimento se posicionou argumentando que tal proposta não condiz com a realidade do espaço e, portanto, não seria interessante acontecer desta forma, uma vez que a continuidade de uma Casa de Cultura é parte da garantia de um direito universal e não um favor restrito a uma ou outra instituição. Mesmo tendo visitado o espaço em março deste ano e recebido relatórios que comprovaram os bons resultados do trabalho desenvolvido até então, Sturm manteve-se intransigente sem apresentar qualquer contraproposta e, ao ouvir a argumentação, caracterizada por ele como “discursinho babaca” dos integrantes do movimento, alterou-se dizendo que “um espaço público não é de qualquer um, público é do governo (…) se eu quiser fechar o espaço, eu fecho (…) se vocês não assinarem nós vamos tirar vocês de lá” mostrando seu completo desentendimento dos processos democráticos que legitimam esta ocupação, além de deixar nítida sua postura autoritária e de coação baseada em uma falsa e autoritária hierarquia perante a sociedade civil organizada. Porém, ainda, o ponto alto e mais absurdo da conversa foi quando o Secretário de Cultura André Sturm levanta e faz ameaças de agressão física a um dos integrantes com a frase “vou quebrar a sua cara”, repetidas vezes, aos berros, finalizando com “cabô a molecagem, vai arranjar lugar pra fazer as suas gracinhas” (SIC).

O Movimento Cultural Ermelino Matarazzo repudia a atitude autoritária, antidemocrática, reativa e de coação do Secretário de Cultura André Sturm e tomará todas as medidas de proteção cabíveis junto aos órgãos públicos.

Todas as falas aqui citadas foram transcritas de forma literal.

Áudio na íntegra:

Ameaça do secretário da cultura André Sturm –  ouça aqui

A notícia logo se espalhou, e muitos coletivos, artistas e movimentos, estão apoiando a movimentação da ocupação. As mídias como globo, sbt, folha, entre outras, estão comentando sobre o assunto, causando uma verdadeira polemica. Captura de tela de 2017-05-30 14-13-22

Agora é o momento dos artistas e coletivos se unirem para acabar com esse tipo de abuso contra os artistas das periferias, e os próprios moradores que utilizam esses espaços públicos. Juntar forças com a ocupação, e forçar o governo a agir de maneira correta. chega de abusos, chega de ameaças, chega de cortes, tá na hora de agir!

Estamos à favor do movimento que está sendo feito pela saída do até então secretário de cultura André Sturm, não concordamos com esse tipo de gestão. #FORAANDRÉSTURM

Aqui estão algumas imagens que estão rolando na internet sobre o assunto:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, texto e close-up

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

A imagem pode conter: meme e texto

LINKS:

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo: Aqui

OUTRAS MÍDIAS:

Periferia em Movimento: “Vou quebrar sua cara”, diz secretário de Cultura de Dória a agente cultural da Zona Leste

Jornalistas Livres: “Vou quebrar a sua cara. Vamos fechar o prédio, lacrar. Acabou a molecagem”, ameaça André Sturm, secretário de Cultura do município de São Paulo

22 anos, experimentadora, fotógrafa e blogueira cultural.

Larissa Rocha

22 anos, experimentadora, fotógrafa e blogueira cultural.