O que é arte pra você?

Muitas vezes nos deparamos com a seguinte pergunta “Afinal, o que é arte?” acredito que cada resposta seja bem particular devido o universo artístico ser…um universo!

Venho através desse artigo, nesse site, expressar o que a Arte é para mim.
A arte me define como ser-humano sensível e sensitivo, expresso caracteristicamente meus sentidos através daquilo que transformo em arte. O que transforma um objeto em arte é o que você expressa nele, por exemplo: Uma tela é uma tela até que algum artista-pintor dá um sentido à ela, expressando o que há dentro de si e o transparecendo para fora.
Van Gogh, um pintor que marcou a trajetória humana com suas pinturas extras-sensíveis,  usava o mecanismo artístico como um tipo de válvula de escape para transpor a imensidão e profundidade de seus sentimentos.
Mesmo que rejeitada por muitos, a arte convive conosco lado a lado. O artista quer sempre mostrar para o mundo a imensidão que existe dentro de si, seja numa intervenção de rua, em fotografias, músicas, esculturas e até escritas na internet.
Dentro de nós há um mecanismo que é atingido pela obra de arte alheia que nos desperta algo. Você já ouviu falar de Orgasmo de Pele? Uma sensação indescritível que somos tomados, que nos arrepia, nos dá um certo prazer e até nos congela momentaneamente após ouvir uma certa música. As vezes parece que quem a compôs, a fez especialmente para nós como se soubesse o que sentimos.

Ainda que não seja valorizada perante a sociedade, não remunerada significadamente um artista, a arte é a forma mais circular de demostrar a sensibilidade humana e isso é nosso maior marco histórico desde os primórdios.
Para mim, não há uma definição específica do que é a Arte mas em poucas palavras seria – Do universo particular ao universo coletivo, a esperança.

Foto de destaque
Paulo Bruscky/ Conheça.

Um comentário em “O que é arte pra você?

  • 15 de maio de 2017 a 11:46
    Permalink

    Uaaal, que lindo.
    Concordo que as vezes somos tomados por essa questão, o que é arte?
    Ainda aprofundo o raciocínio dizendo que a arte está em quase tudo, a arte para mim, é tudo aquilo de nos permite moldar e/ou criar com nossas próprias mãos e sentimento.
    Exemplo um bom cozinheiro que usa de seu dom para fazer arte que começa “de fora para dentro” rs.
    Somos seres complexos que são capazes de ser influenciados de dentro para fora e de fora para dentro.
    Bom texto!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *