Cursos e oficinas gratuitas de audiovisual, fotografia e artes celebram o dia mundial da fotografia

Além das diversas oficinas, cursos e exposições que as Oficinas Culturais Alfredo Volpi e Oswaldo de Andrade oferecem, até setembro as casas recebem oficinas de audiovisual, fotografia e artes em comemoração ao Dia Mundial da Fotografia, celebrado no dia 19 de Agosto.
As inscrições para as oficinas acontecem do final de Julho até começo de Agosto, as informações em específico você encontra no site oficial das Oficinas Culturais.

Você encontrará oficinas de Introdução à monotipia, xilogravura e gumprint, oficinas de webdocumentário, Pin Hole para adultos e crianças.

Confira abaixo a programação e não perca a oportunidade de aprofundar seus estudos ou conhecer novos métodos.

OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
como chegar

Ateliê de práticas gráficas – Introdução à monotipia, xilogravura e gumprint
21 de julho a 29 de setembro, às sextas, das 14h às 17h
A oficina oferece o contato com procedimentos da gravura como a xilo, a monotipia e a gumprint. A atividade é ministrada por Isabella Finholdt, formada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, com produção em fotografia, gravura e desenho.

Oficina de Pin Hole
5 a 19 de agosto, aos sábados, das 14h às 17h
A oficina apresenta técnicas fotográficas utilizando câmeras artesanais. A câmera pin hole é uma máquina fotográfica artesanal, simples e sem lentes, que tem apenas um “buraco de agulha” (tradução de pin hole). Os participantes conhecerão todos os processos da produção fotográfica, desde a construção da câmera, o fotografar, a revelação do negativo e produção de cópias fotográficas. O curso é ministrado pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.

Oficina de Cianotipia
2 de setembro, das 14h às 17h
Cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons azuis, que produz uma imagem em ciano, processo descoberto no meio do século XIX e utilizado para fazer cópias fotográficas e de desenhos de baixo custo. A partir de fotos digitais ou digitalizadas trazidas pelos participantes em qualquer dispositivo, a oficina irá produzir digitais de negativos e cópias fotográficas de cianótipos. A oficina será ministrada pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.

Workshop de Antotipia
16 de setembro, das 14h às 17h
Antotipia é um processo de impressão fotográfica que utiliza como material fotossensível emulsões produzidas a partir de flores, folhas, frutos e vegetais. A partir de fotos digitais ou digitalizadas trazidas pelos participantes em qualquer dispositivo, faremos a produção digital de negativos e reproduções fotográficas em antotipia. A oficina será ministrada pelos fotógrafos Eduardo Fujise e Gideoni Junior.

 

 

OFICINA CULTURAL OSWALDO DE ANDRADE
como chegar 

Oficina de documentário: estética da não-ficção
20 de julho a 28 de setembro, terças e quintas das 18h30 às 21h30
Inscrições gratuitas no site: até 19 de julho
O curso propõe uma reflexão sobre as produções audiovisuais do gênero da não ficção desde o advento do cinematógrafo até o fenômeno do YouTube, destacando diversos conceitos: ética, estética, realidade e representação, cópia e simulacro. Além disso, apresenta os processos de pré-produção, produção e pós-produção de documentários na prática.

Diálogos entre literatura e cinema nas produções brasileiras
15 de agosto a 19 de setembro, terças das 19h às 21h
Inscrições gratuitas no site: até 10 de agosto
Os participantes leem partes de obras literárias e assistem trechos desses trabalhos adaptados para o cinema, explorando e refletindo sobre questões que envolvem o processo de criação e as semelhanças e diferentes entre as linguagens literária e cinematográfica. Livros e filmes analisados: A hora da estrela, de Clarice Lispector, e sua adaptação audiovisual de Suzana Amaral; Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar, e o longa homônimo de Luiz Fernando Carvalho; e Campo Geral, do escritor Guimarães Rosa, adaptado por Sandra Kogut no filme Mutum.

Oficina de web documentário: Hackathon Webdoc Bom Retiro
18 a 23 de setembro, segunda a sábado, das 10h às 18h
Inscrições gratuitas no site: até 7 de setembro
Os participantes criam um web documentário coletivo sobre o bairro do Bom Retiro e fazem uma imersão audiovisual no local a partir de oficinas criativas, prática de produção, sessões expositivas e debates. Ministrada por Marina Thomé e Marcia Mansur, a programação inclui saída para gravação, criação de narrativas interativas, pesquisa em acervo e criação de interfaces para plataformas multimídia e mídias sociais. Os participantes discutem conceitos e estratégias para a divulgação do documentário e ações de engajamento do público.

Oficina A fotografia na dança
19 de julho a 18 de agosto – quartas-feiras e sextas-feiras – 16h às 18h30
O fotógrafo Jean-Charles Mandou, formado pela Escola do Louvre, na França, compartilhará seu método de trabalho desde os ensaios até a peça finalizada. Os participantes trabalharão a linguagem fotográfica nos ensaios e espetáculos de dança da Oficina Cultural Oswald de Andrade, pesquisando o papel do fotógrafo dentro da dança e a importância da imagem para o gênero. O curso será entre os dias 19 de julho até 18 de agosto, quartas e sextas-feiras, das 16h às 18h30.

Exposição Expedição ao deserto
14 de agosto a 29 de setembro – segunda a sexta-feira – 9h às 20h30 – sábados – 10h às 18h
O projeto de Geórgia Kyriakakis está em curso desde 2012. As obras buscam problematizar o papel da fotografia nas relações que mantemos com a paisagem urbana e explorar as interações entre a virtualidade da imagem e a concretude do mundo. A mostra estreia no dia 12 de agosto, às 15h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As visitações serão entre os dias 14 de agosto e 29 de setembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 20h30, e aos sábados, das 10h às 18h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *